sábado, 26 de janeiro de 2013

Entenda como funciona o Roaming Nacional da operadora Vivo e também o da antiga Telemig Celular hoje Vivo MG - 2ª Parte

     Amigo leitor antes de ler esta postagem peço que leia esta postagem denominada de: Entenda como funciona o Roaming Nacional da operadora Vivo e também o da antiga Telemig Celular hoje Vivo MG que já se encontra nesse Portal (blog) para que você possa melhor entender essa postagem que nada mais e nada menos é que uma continuidade atualizada ou  2ª parte da postagem anterior.


      Enfim eu falei na publicação anterior que a operadora Vivo possuía apenas a frequência 850 Mhz que poderia ser complementada pela 1900 Mhz e por sua vez essas frequências estão disponíveis nas primeiras regiões onde a Vivo já operava com tecnologia CDMA que é a região onde foi fundada a empresa partir de 13 de abril 2003 quando foi encerrado o projeto de união de várias empresas celulares do grupo Telefônica e Portugal Telecom, foram elas: Telefônica Celular; Tele Leste Celular; Tele Centro-Oeste Celular; Norte Brasil Telecom; Tele Sudeste Celular; Telesp Celular e Global Telecom, onde os grupos Telefônica e Portugal Telecom detinham 60% do total no capital da operadora Vivo (ou seja, 30% pra cada um dos grupos que já no ano de 2010 o grupo Telefônica comprou todo o capital do grupo Portugal Telecom para que em 15 de abril de 2012   todos os serviços ofertados e prestados pela Telefônica no Brasil foram mudados para a marca comercial Vivo) e mais no ano de 2008 depois que já existia a marca Vivo como citei anteriormente a Vivo comprou a empresa Telemig Celular. E por isso a partir de agora em diante só citarei termos referentes ao Roaming nacional da operadora Vivo, agora caso você queira saber mais a respeito da marca, dos produtos, serviços e também da operadora Vivo recomendo que acesse o site Wikipédia onde você vai saber mais a respeito da Vivo.
         Voltando, como falei anteriormente:  "... a operadora Vivo possuía apenas a frequência 850 Mhz que poderia ser complementada pela 1900 Mhz e por sua vez essas frequências estão disponíveis nas primeiras regiões onde a Vivo já operava com tecnologia CDMA que é a região onde foi fundada a empresa partir de 13 de abril 2003..."   foi o que citei nesta nova postagem que será complemento com mais algumas palavras que já foram mencionados em um postagem antiga deste Portal (blog) :
        A frequência de 1900 Mhz que foi adquirida em 2007 junto ao 1º leilão da banda 3G e que começou  a entrar em funcionamento no ano de 2008 nos estados onde ela não poderia fornecer e também não tinha como em fornecer a tecnologia CDMA que são alguns estados da região nordeste, com exceção de: Bahia, Sergipe e Maranhão; algumas cidades do norte de São Paulo/ Sul de Goias/ cidade de Paranaíba no Mato Grosso do Sul pois são até hoje região de autorização da operadora celular CTBC; tinha também restrição em 4 Cidades do estado do Rio Grande do Sul e no estado de Minas Gerais.

         Então leitores o que mudou foi que nessas regiões um bom tempo depois a Operadora Vivo comprou da Anatel a frequência 1800 Mhz que antes só estava disponível no estado de Minas Gerais para se tornar disponível em todo o Brasil. E mais a restrição que eu descrevia sobre os aparelhos celulares dual band de frequências 850/1900 da Vivo que viesse fazer Roaming (fora de área domestica) para o estado de Minas Gerais na publicação anterior continua a mesma, ou seja, não funciona pois o aparelho não captam o sinal e ficam Sem Serviço. E já os aparelhos dual band de frequências 900/1800 que estão ativos na rede da Vivo no Estado de Minas Gerais agora podem fazer Roaming nacional por e para todo o Brasil dentro da Rede da própria operadora ou da rede de outras operadoras com as quais a Vivo manteve os acordos de Roaming. A única observação que faço é que eu não sei se a Vivo renovou algum acordo de Roaming com a operadora CTBC, ou seja, o cliente pode escolher o sinal de outra operadora, ou o sinal da própria Vivo caso o cliente se encontre em algum lugar onde o  sinal celular da Vivo é mais forte ou mais fraco. Ocorrendo uma das duas hipóteses citadas anteriormente o cliente ainda tem a opção de seleção manual de rede em seu aparelho celular.
       E também tem o meu esclarecimento a respeito da operadora Vivo que ela também ter antenas compartilhadas com as operadoras: TIM, Claro e Oi e também existe em alguns lugares do Brasil onde não é viável ou não é de interesse da operadora Vivo ou de TIM, Claro e Oi  operar em cidades onde o sinal da local da Vivo e das outras operadoras e transmitindo por um outra operadora diferente ou seja pode acontecer de você que é morador de uma dessas cidades tenha o chip da Vivo e é atendido pelo sinal de TIM, Claro ou OI. Isso acontece devido uma analise por parte da operadora se o local tem poucos habitantes ou por a empresa não ter capital pra bancar a instalação de antenas no local.
     E mais as frequências que a Vivo tem no sistema 3G (Wcdma, Hspa+) são: 850 Mhz e 2100 Mhz e no futuro a frequência do seu serviço 4G (Lte) será 2500 Mhz.

5 comentários:

  1. Oi Fabio, espero que o blog ainda esteja sendo atualizado.
    Estou com um problema de conexao com a Vivo (em todos os sentidos) e talvez voce possa dar uma luz (despculpe a falta de assentos, teclado...)

    Ganhei um iphone 5 comprado na Inglaterra que eh do modelo A1429, diferente do A1428 vendido no Brasil basicamente porque o A1428 tem a banda UMTS/HSPA+ 1700/2100 e o A1429 so tem a 2100. Outra diferença esta nas bandas LTE suportadas, mas isso nao vem ao caso (eu acho) porque nenhuma eh compativel com a banda brasileira.
    Tenho um plano smartphone ilimitado da Vivo 3G+, mas desde que ativei o iphone 5 (antes tinha um iphone 4S funcionando normal) nao consigo mais ter serviço de voz/sms, apesar do serviço de dados (3G e wi-fi) estar normal. Nem a Vivo, nem a Apple conseguem entender e me dar suporte adequado para resolver o problema. Se for problema de hardware, infelizmente terei que conseguir devolver na loja em Londres, ja que a Apple e a Vivo fizeram um acordo de nao prestar assistencia de hardware para modelos importados (a Anatel nao homologou esse modelo).
    Acontece que durante mais de 1 semana o iphone 5 funcionou normalmente e meu namorado que comprou esse e mais um identico na mesma loja em Londres e tem chip identico da Vivo (mesma conta) esta com o dele funcionando normalmente. Ja fui na loja da Vivo achando que podia ser o chip, mas um novo chip nao resolveu o problema. Pedi para o atendente reconfigurar minha linha pois achei que poderia ser algo que foi configurado errado (meu aparelho ficou em area sem sinal por varias horas quando viajei) mas ele se recusou a fazer isso.
    Sera alguma configuraçao na rede da Vivo, alguma mundança na rede, estaçoes para acomodar o 4G, ou a banda 1700 eh necessari.? Outra pessoa esta com o mesmissimo problema, a unica diferença eh que o celular dela foi adquirido na Australia (mesmo A1429).

    Obrigada!

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  2. Desculpe alguns erros de grafia no post acima... esqueci de dizer que tanto eu quanto a outra pessoa estamos em MG (ela em BH e eu na divisa BH/Nova Lima).

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    1. Patricia, conforme li em seu comentário confesso que não sou especialista em Iphone, mas vou te ajudar. Enfim conforme você disse aqui em seu comentário acredito que seja apenas um erro na configuração de seleção de rede, ou outras configurações de ajuste no aparelho celular. Agora também acredito que seja também problema de tecnologia na rede da Vivo (o mais provável). Já o lance do uso da frequência de 1700 Mhz pode esquecer ou tirar da cabeça porque aqui no Brasil a frequência ou banda 1700 Mhz não é usada por nenhuma operadora celular Brasileira nas tecnologias GSM, 3G e 4G. Tendo alguma outra duvida pode entrar em contato comigo, aliás faça teste no seu aparelho com chip de outras operadoras e experimente também usar chip da Vivo (sem ser o seu mesmo) pois se depois disso os problemas continuarem ai sim que vai ser problemas no seu aparelho.

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    2. Obrigada pela resposta Fabio, hoje ja nao da mais tempo de te responder porque o perrengue com a Apple e a Vivo ja esta uma novela! Amanha te informo mais, quem sabe voce possa dar uma luz!

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  3. Ola de novo Fabio,

    Vamos ao resumo da Opera Apple/Vivo...

    Meu iPhone 5 modelo 1429 hardware 5,2 eh um hibrido CDMA/GSM. Como comprei na Europa ele deveria funcionar em qualquer rede GSM. Aparentemente (talvez voce entenda melhor e possa mudar minha opiniao) ele esta BLOQUEADO por alguma operadora do UK (onde eu comprei), pois no log do telefone aparece o seguinte:

    metriclogs {
    triggerTime: 1371760606375
    triggerId: 520195
    profileId: 240034
    cellularGsmWcdmaCellInfo {
    timestamp: 1371750949369
    rat: SYS_MODE_WCDMA
    srv_status: SYS_SRV_STATUS_SRV
    mcc: 724
    mnc: 23
    lac: 5731
    cell_id: 34802318
    wcdma_band: SYS_BAND_WCDMA_V_850
    dl_uarfcn: 4358
    psc: 180
    srv_domain: SYS_SRV_DOMAIN_PS_ONLY
    hspa: SYS_HS_IND_HSDPA_HSUPA_SUPP_CELL

    Enquanto em outro aparelho de mesmas especificaçoes, aparece:

    metriclogs {
    triggerTime: 1372049852054
    triggerId: 520195
    profileId: 240034
    cellularGsmWcdmaCellInfo {
    timestamp: 1372023947761
    rat: SYS_MODE_WCDMA
    srv_status: SYS_SRV_STATUS_SRV
    mcc: 724
    mnc: 23
    lac: 5931
    cell_id: 28307029
    wcdma_band: SYS_BAND_WCDMA_I_IMT_2000
    dl_uarfcn: 10787
    psc: 450
    srv_domain: SYS_SRV_DOMAIN_CS_PS
    hspa: SYS_HS_IND_HSDPA_HSUPA_SUPP_CELL


    Alem da diferença nas frequencias de bandas (850 e 2000) o que me parece ser a raiz do problema eh que no que nao funciona o srv_domain:SYS_SRV_DOMAIN_PS_ONLY aparece no lugar dosrv_domain: SYS_SRV_DOMAIN_CS_PS.

    Pelo que eu entendi o PS eh packet switched (dados) e o CS eh o circuit switched (voz/sms). Por isso acho que o meu esta bloqueado para o CS e portanto nao tem acesso a rede de voz/sms.

    O que voce acha que pode estar causando isso?

    Obrigada!

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