quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Entenda como funciona o Roaming Nacional da operadora Vivo e também o da antiga Telemig Celular hoje Vivo MG

O que muitos não sabem e que a operadora de telefonia celular denominada Vivo e a única que tem diferentes frequências operacionais em sua tecnologia GSM. Pois só ela trabalha com as frequências de 850/900/1800/1900 Mhz no Brasil bem diferente de suas outras concorrentes que operam em 900/1800 Mhz no sistema GSM. Essa diferenças se dá devidos aos fatores abaixo:

. A frequência 850 Mhz que pode ser complementada pela 1900 Mhz estarem nas primeiras regiões onde a Vivo já operava com a tecnologia CDMA que é a região onde que foi fundada a empresa partir de 2003. Vale lembrar que o GSM da Vivo só começou a operar em dezembro de 2006
. A frequência de 1900 Mhz que foi adquirida em 2007 junto ao 1º leilão da banda 3G e que entrou em funcionamento em 2008 no estados onde ela não poderia fornecer a tecnologia CDMA que são alguns estados da região nordeste, algumas cidades do norte do estado de São Paulo/sul de Goiás, alguns municipios do Rio grande do Sul e a cidade de Paranaiba no Mato Grosso do Sul e com exceção ao estado de Minas Gerais.
. A frequência 900/1800 Mhz foi adquirida com a compra da Telemig Celular de todo o estado de Minas Gerais. Pois vale lembrar que se a Vivo não tivesse comprado a Telemig Celular ela só poderia operar com a frequencia 1900 Mhz.

Como até aqui você sabe as diferenças operacionais básicas da Vivo agora vou falar sobre seu Roaming Nacional e como funciona.

. Muitos não sabem mais é normal encontrar em lojas ou credenciadas da Vivo de todo o Brasil, exceto em Minas Gerais aparelhos celulares básicos que funcionam apenas em frequências de 850/1900 Mhz ficando assim caso o cliente viaje para o estado de Minas Gerais sem sinal , pois vale ressaltar que a antiga Telemig Celular opera em 900/1800Mhz ou em só 900 Mhz e/ou 1800 Mhz dependendo do municipio.
. Já nas lojas do Estado de Minas Gerais é facil encontrar aparelhos celulares básicos de frequência 900/1800 Mhz onde que o Roaming para cliente que sairem do estado Minas Gerais será por operadora em que a antiga Telemig Celular tinha acordos e que a própria Vivo manteve com algumas. São elas: Tim, Claro e CTBC.
. No caso de você tiver um aparelho tri-banda adquirido em todo o Brasil menos em MG (850/1800/1900 Mhz) ou adquirido em MG (900/1800/1900 Mhz) você corre quase os mesmos riscos que se possui-se um aparelho dual-banda estando fora de sua região habitual. Por isso que muitos recomendam aparelhos quadribanda (850/900/1800/1900 Mhz) para a Vivo pois e a certeza de você nunca ficar na mão.

O que acontece quando estou em Roaming com aparelhos dual-banda?

. Se for da Vivo de todo o Brasil exceto Minas Gerais você fica sem sinal quando estiver em Minas Gerais.
. Ser for da Vivo de Minas Gerais estando fora de Minas Gerais usará a rede de outra operadora sendo que você não conseguirá originar chamadas apenas vai conseguir envia/recebe SMS/MMS, receber ligações e acessar alguns serviços do SIM CARD (chip) e internet direto de seu aparelho.

Observação: Já na rede de Terceira-geração GSM (3G) a Vivo não tem acordo com nenhuma operadora no Brasil.

2 comentários:

  1. Boa tarde Fábio.Tenho tentado sinal 3g da vivo com antena de 824/896 mhz na zona rural e não tenho conseguido nem sinal.Já com antena 900/1800mhz consigo 2g.Estou entre Patrocinio e Perdizes onde a ERB mais próxima é Santo Antonio(lat -18545828S e long -47002142w).Sabe informar se nesta ERB em que frequência 3g funciona?.Obrigado por sua atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite Dalmo, obrigado pelo seu interesse em meu portal (blog). Infelizmente Dalmo a cobertura 3g encontra- se disponível apenas dentro das cidades, pois as operadoras não tem interesse em expandir a cobertura para área rural. Aliás Dalmo você já fez a pesquisa manual no seu mini modem para ver se não encontra outra operadora de celular 3g ? Se achar o nome de uma operadora na busca manual por várias vezes ai sim eu sugiro que compre ou peça emprestado de uma pessoa conhecida um chip pré pago de outra operadora e coloque no modem se confirmado ai sim vc pode comprar o chip de internet. Outra observação as vezes você não ta colocando sua antena ou muito alta ou muito baixa demais. Já aconteceu comigo uma vez de eu está colocando um antena muito alta e eu tive que baixa-la para ficar com 1,80 metros de altura para conseguir ter qualidade. Vi também no site da Vivo que a frequência de operação 3g para a cidade será de 850 MHZ, só para você entender, o numero 850 é bem menor que o numero 2100 (que representa a frequência 210 MHZ) por ser um numero bem menor ela consegue ter capacidade de expansão e cobertura em uma área geográfica maior que a frequência 2100 MHZ que está disponível em várias cidades. Se na sua fazenda não chega está frequência que é até mais baixa que o 2G recomendo utilizar a internet via rádio.

    ResponderExcluir